Mais

    Bolsonaro dá invertida em Mourão após fala sobre a Ucrânia: “Falando o que não deve”

    O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou na noite desta quinta-feira (24) sobre o conflito russo-ucraniano desencadeado na madrugada de hoje. Em sua live semanal, o chefe do Executivo criticou as declarações dadas mais cedo pelo vice-presidente Hamilton Mourão, afirmando que ele deu uma “peruada” ao falar do assunto para jornalistas.

    “Deixar bem claro: o artigo 84 [da Constituição] diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente. E o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final”, disse Bolsonaro, demonstrando não ter gostado da fala do general.

    Sem citar nomes, Bolsonaro completou: “Com todo respeito a essa pessoa [Mourão] que falou isso — e falou mesmo, eu vi as imagens — está falando algo que não deve. Não é de competência dela. É de competência nossa”, afirmou.

    Mais cedo, Mourão criticou duramente o presidente Vladimir Putin, chegando a sugerir uma reação militar do Ocidente contra a investida da Rússia no território ucraniano. “O Brasil não está neutro”, disse o vice-presidente.

    “O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, completou o general.

    “Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo vai ser a Moldávia, depois serão os estados bálticos e assim sucessivamente, igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30”, concluiu o vice-presidente.

    Bolsonaro, por sua vez, deixou claro que o Brasil é um país pacífico e que defenderá a paz, mas evitando fazer uma crítica direta ao presidente russo, aparentemente, dando a entender que deseja não prejudicar a parceria comercial com a Rússia estabelecida na semana passada.

    O presidente também frisou que só irá se pronunciar claramente após ouvir o ministro da Defesa e o das Relações Exteriores. “Nós somos da paz, nós queremos a paz. Viajamos em paz para a Rússia. Fizemos um contato excepcional com o presidente Putin. Acertamos a questão dos fertilizantes para o Brasil”, disse ele.

    “Tudo que estiver ao nosso alcance faremos pela paz. Então, quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro. E quem dúvida disso pode procurar o artigo 84. Mais ninguém fala. Quem está falando está dando peruada naquilo que não lhe compete”, declarou Bolsonaro.

    Leia também:

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close