Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou que a adesão da Finlândia ou da Suécia à aliança de defesa da Otan provocaria uma resposta séria de Moscou, tanto no campo político quanto no militar.
Maria Zakharova ameaçou que se qualquer um dos países nórdicos procurar se juntar à aliança de segurança da OTAN, haverá “sérias consequências militares e políticas que exigiriam que nosso país tomasse medidas recíprocas”, informou a BBC citando agências de notícias russas.
“Consideramos o compromisso do governo finlandês com uma política militar de não alinhamento como um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa”, disse a porta-voz Zakharova durante uma entrevista coletiva em Moscou.
Embora a Finlândia coopere com a aliança de segurança da OTAN em alguns assuntos e esteja participando da reunião de hoje do órgão em Bruxelas, ela não aderiu formalmente ao bloco.
No mês passado, a primeira-ministra Sanna Marin disse que era “muito improvável” que a Finlândia se candidatasse à adesão à Otan durante seu mandato, mas que se o país se sentir inseguro em relação à Rússia, essa visão poderá mudar.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse na quinta-feira que a aliança defenderia seus estados membros caso Moscou lançasse um ataque, explicando que a intenção de Putin parece estar indo muito além do previsto quanto ao território ucraniano.
“Isso vai muito além da Ucrânia”, disse Stoltenberg. “Trata-se de como a Rússia está realmente desafiando, contestando valores fundamentais para nossa segurança. Em seguida, alertando que a Otan deveria retirar todas as forças e infraestrutura de quase metade de nossos membros.”
A OTAN não se envolveu no conflito e não enviou tropas para ajudar a defender a Ucrânia. Na quinta feira, o presidente Joe Biden disse que os Estados Unidos podem se envolver se as forças russas entrarem nos países da OTAN.
“Se ele se voltar contra os países da Otan, estaremos envolvidos”, disse Biden sobre Putin. “Nós estaremos envolvidos.” Com: TBS News / Yahoo.