O ex-presidente Trump alertou que a invasão de várias frentes da Rússia na Ucrânia pode levar a uma “guerra mundial”, e disse à Fox News Digital que o governo Biden terá que “fazer muito mais do que apenas sanções” para parar o presidente russo Vladimir Putin.
Durante uma entrevista exclusiva com a Fox News Digital à antes da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) no sábado (26), o ex-presidente disse que a guerra da Rússia contra a Ucrânia “nunca deveria ter acontecido”.
“É uma coisa horrível. Nunca teria acontecido em nenhuma circunstância, e é o que é”, disse Trump. “Mas há uma grande bravura [dos ucranianos] sendo mostrada, e acho que eles estão fazendo um ótimo trabalho – muito mais do que qualquer um imaginaria ser possível.”
Quando perguntado se tinha uma mensagem para Putin, o ex-presidente disse: “Não tenho nenhuma mensagem. Só acho uma pena que isso esteja acontecendo. É algo que não deveria estar acontecendo”, disse Trump.
“Milhares de pessoas, quero dizer, isso pode levar a uma área muito maior do que essa”, alertou Trump. “Isso pode levar a muitos outros países e pode levar à guerra mundial.”
Trump disse que “você nunca sabe como começa, em uma guerra mundial. Você nunca acha que uma guerra vai sair disso”, continuou ele. “De repente, você acaba em uma guerra mundial. Este é um período muito perigoso para nossa nação, para o país”.
Pouco antes da entrevista, os Estados Unidos, Canadá e outros aliados europeus anunciaram sanções adicionais à Rússia – bancos russos “selecionados” especificamente para serem removidos do sistema financeiro SWIFT.
Trump, reagindo às sanções, disse à Fox News Digital: “Eles terão que fazer mais do que apenas sanções, eu acredito. Mas as sanções não são, você sabe, Putin – ele entende como evitar sanções e passa por outros países”, disse ele. “Ele vai para a China, por exemplo.”
Trump, no entanto, disse que as sanções “têm que ser fortes e rápidas, OK, para usar uma palavra, porque essa é uma sanção muito poderosa, como você sabe, estar fora do sistema SWIFT”. Com: Fox News.