A Globoplay, aplicativo de streaming do grupo Globo, anunciou que não vai cumprir a ordem dada pelo Ministério da Justiça para que o filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, do humorista Danilo Gentili, seja retirado do ar.
Em despacho publicado também nesta terça-feira, o ministério havia dado cinco dias para que as duas plataformas e também Netflix, Youtube, Apple e Amazon retirarem o filme, lançado em 2017, de seus catálogos.
O despacho, assinado pela diretora do Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor, Lilian Brandão, determinava multa diária de R$ 50 mil caso a medida não fosse adotada. Para Globoplay e Telecine, porém, trata-se de censura, o que é inconstitucional.
“O Globopay e o Telecine estão atentos às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos do filme ‘Como se tornar o pior aluno da escola’ mas entendem que a decisão administrativa do ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura. A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida”, diz a nota conjunta dos canais.
O Ministério da Justiça tenta barrar o filme após o secretário especial de Cultura, Mario Frias, apontar que haveria uma “apologia à pedofilia” em uma das cenas do filme no qual o vilão, interpretado por Fábio Porchat, assedia menores de idade. Com informações: O Tempo.