Mais

    Lula sugere “mapear endereço” de deputados e enviar 50 pessoas “para incomodar”

    Durante um evento de lançamento da Plataforma da CUT para as Eleições 2022, na sede central da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma preocupante declaração nesta segunda-feira (04).

    Durante seu discurso, Lula sugeriu a militância dos movimentos sociais a “mapear endereços” das casas dos deputados, a fim de enviar “50 pessoas” até eles para  “incomodar a tranquilidade” dos parlamentares. O líder petista chegou a envolver até os familiares dos deputados, como esposa e filhos.

    “O deputado tem casa. […] Então se a gente, ao invés de tentar alugar um ônibus, gastar uma fortuna, para vir para Brasília, que às vezes não resulta em nada, se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fosse [sic] 50 pessoas para a casa desse deputado. Não é para xingar não, é para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer manifestação em Brasília”, declarou Lula.

    Segundo Lula, tal prática surtiria mais efeito, porque “quando a gente está dentro do Plenário [da Câmara] a gente não sabe se está chovendo lá fora, se está caindo canivete aberto, se está caindo granizo, a gente não sabe se estão xingando a gente ou xingando o presidente. Você só vai saber dos atos quando chegar em casa e ligar a televisão”.

    Em outras palavras, em vez de realizar manifestações nas respectivas casas do povo, que são a Câmara e o Senado, a militância deveria ir até à residência privada dos parlamentares, ao encontro deles e seus familiares.

    Incitação ao crime?

    A fala de Lula é preocupante, porque com base nelas o petista poderá ser acusado pelos críticos de incitação ao crime, com base no Art. 208 do Código Penal, que estabelece ser crime “incitar, publicamente, a prática de crime”.

    No caso em tela, o eventual crime do qual o petista pode ser acusado é definido pela nova “Lei de Stalking”, que entrou em vigor no dia 1º de abril de 2021, precisamente a lei 14.132/21, que se encontra no Art. 147-A do Código Penal Brasileiro, onde se estabelece que é crime:

    “Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

    Neste caso, ao sugerir o envio de 50 pessoas para a residência de um deputado, a fim de “incomodar a tranquilidade dele”, a fala de Lula pode ser vista como uma ameaça à integridade psicológica e de perturbação da esfera de liberdade e privacidade dos parlamentares. Assista a fala do petista, abaixo:

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close