Mais

    Presidente do TSE, Fachin rebate: “Atacar a Justiça eleitoral é atacar a democracia”

    O atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, fez um discurso durante a abertura da sessão desta segunda-feira (25) na Corte, onde aproveitou para rebater, indiretamente, algumas críticas feitas pelos militares, em nota oficial publicada na noite do último domingo.

    “A Justiça Eleitoral é um patrimônio democrático imprescindível. Atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia”, disse o ministro, argumentando em seguida que o sistema eleitoral atualmente em vigência é “transparente e auditável”.

    “O voto é secreto e o processo eletrônico de votação; conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável. E que são imprescindíveis paz e segurança nas eleições, porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo”, completou ele.

    Em nota, o Ministério da Defesa reagiu a uma declaração do ministro Luiz Roberto Barroso, também do TSE, sobre a suposta orientação das Forças Armadas para atacar o sistema eleitoral. No documento, os militares afirmam que apresentaram propostas “colaborativas” para aperfeiçoar o modelo.

    Segundo a Defesa, as propostas foram “calcadas em acurado estudo técnico realizado por uma equipe de especialistas, para aprimorar a segurança e a transparência do sistema eleitoral, o que ora encontra-se em apreciação naquela Comissão.”

    Segundo Fachin, o TSE já avaliou e considerou as orientações das Forças Armadas, bem como a “viabilidade técnica e administrativa” das proposições. Segundo o jornalista Ricardo Noblat, a reação do ministro foi uma resposta indireta aos militares da Defesa, disse ele em sua rede social.

    “Dentro dos marcos legais e temporais, todas as sugestões de melhorias e aprimoramentos que recebemos no prazo inicial foram submetidas a uma análise de viabilidade técnica e administrativa, e tudo o que se mostrou tempestivo, pertinente e logisticamente viável para 2022 foi atendido e será aplicado, com reconhecimento e agradecimentos”, disse Fachin.

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close