As polícias Militar e Civil iniciaram nesta quinta-feira (21) uma operação conjunta no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, para combater o roubo de veículos, de carga e a bancos.
Até a última atualização desta reportagem, quatro pessoas tinham morrido: uma moradora, um PM e, segundo a polícia, dois suspeitos. Moradores relataram intenso tiroteio e até rajadas contra um helicóptero.
“Não tem como nem entrar nem sair da comunidade. É muito tiro, muito tiro mesmo. Muita rajada. Mais cedo, também teve granada. Tá muito complicado”, disse um morador.
“Helicóptero passando e os tiros não param. Também não irei trabalhar hoje, vou faltar. Assim como a maioria do pessoal aqui da comunidade”, emendou.
O Bope e o Core, grupos de elite das corporações, foram mobilizados, assim como 10 blindados e um helicóptero. Só da PM, 400 homens estão na operação. “A situação na região como um todo ainda é bastante tensa”, afirmou o tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM.
“É uma operação que se fazia necessária por conta das ações criminosas que os marginais dessa comunidade vêm desempenhando em diferentes pontos do Estado do Rio de Janeiro”, disse Blaz. Com: G1. Veja:
Armamento pesado sendo empregado por criminosos hj no Complexo do Alemão contra um helicóptero da polícia. Reparem nos prédios ao fundo na linha de tiro. Tragédia garantida! pic.twitter.com/oT24sNM9Cf
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 21, 2022
Não é na Ucrânia, é no Rio de Janeiro, mais precisamente no Complexo do Alemão. Criminosos fortemente armados disparando contra um helicóptero da polícia. Disparos c/armas desse tipo no meio de uma cidade como o Rio podem resultar em grandes tragédias p/a população. pic.twitter.com/xZ4eJWeTaQ
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 21, 2022