Mais

    Das 3 ações contra Moraes no STM, duas estão com ministros indicados por Bolsonaro

    Estão em tramitação no Superior Tribunal Militar (STM) três ações (notícias-crime) contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), todas protocoladas pelo ex-juiz do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) Wilson Issao Koressawa, promotor aposentado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

    As ações foram protocoladas em dias diferentes, o que tem confundido alguns internautas, fazendo-os pensar que tratam-se de uma só ação. A primeira é do dia 5 e está nas mãos do ministro Artur Vidigal de Oliveira.

    Oliveira é oriundo do Direito e atuou como consultor da Advocacia-Geral da União (AGU) durante o governo Lula, pelo qual foi indicado para o STM em 2010. As outras duas ações estão nas mãos de ministros militares, ambos indicados pelo atual presidente Jair Messias Bolsonaro.

    Uma foi protocolada no dia 6, e está nas mãos do ministro Claudio Portugal de Viveiros, Almirante de Esquadra da Marinha que integra a corporação desde 1975. Ele foi indicado por Bolsonaro para o STM em agosto de 2021.

    A última ação foi protocolada no dia 12, mesmo dia da diplomação de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela está nas mãos do ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira, que é tenente-brigadeiro do ar e assumiu no STM em 2020, também por indicação de Bolsonaro.

    Na sua cerimônia de posse, Augusto Amaral agradeceu ao Divino pela conquista. “Agradeço a Deus e peço a sabedoria de não me desviar do rumo de ser um homem de bem e um instrumento de justiça para os que dependerem do meu julgamento. Que a independência necessária ao bom juiz não signifique a arrogância de achar que somente eu estou certo”, disse ele na ocasião, segundo o STM.

    “Por fim, reafirmo o compromisso que realizei por ocasião da sabatina feita no Senado e hoje, nesta casa, de manter-me dentro da legislação existente, em especial a Constituição Federal, bem como zelar para a elevação dos valores pétreos do estamento militar e da sociedade brasileira, mantendo o elevado nome da JMU”, completou Amaral.

    Apoiadores de Bolsonaro nutrem a expectativa de que essas ações poderão condenar Moraes, muito embora o STM seja um Tribunal que atua na esfera dos crimes praticados apenas por militares. A tese de Koressawa, no entanto, é de que uma vez convidada oficialmente para participar da Comissão de Transparência e Fiscalização das eleições, por parte do TSE, as Forças Armadas atuaram no sentido de garantir ordem do processo.

    Uma vez que essa ordem teria sido supostamente violada devido a uma atuação supostamente parcial do TSE, os supostos crimes cometidos teriam ocorrido no âmbito da atuação militar, o que permitiria o julgamento contra Moraes pelos ministros do STM.

    Moraes, por sua vez, já comentou essa reação contra ele, dizendo que o STM não possui competência para julgar ministros do STF. De acordo com o magistrado, apenas os juízes do STF podem julgar os juízes do STF, informou o Metrópoles.

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close