O deputado federal Sanderson anunciou nesta quinta-feira (26) que foi protocolado na Câmara dos Deputados o “primeiro pedido de impeachment” contra o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o parlamentar, por “crime de responsabilidade”.
“Ao afirmar em discurso oficial e público que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de estado, Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal, situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade”, comentou o deputado na quarta-feira, 25.
Nesta quinta, o deputado Eduardo Bolsonaro anunciou o ingresso do processo: “Primeiro pedido de impeachment de Lula: crime de responsabilidade ao discursar dizendo que Dilma sofreu golpe em 2016. Não vamos dar descanso!”, postou o parlamentar.
Lula tem sido criticado por fazer declarações em referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, chamando-o de “golpe”, o que não é verdade, visto que o trâmite do procedimento seguiu as exigências necessárias, sendo aprovado pela Câmara e Senado, e chancelado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Críticos do petista afirmam que a fala de Lula constitui crime de responsabilidade por se tratar de algo que parte de um chefe de Estado. Para que o pedido de impeachment contra ele seja analisado, contudo, inicialmente o presidente da Câmara precisa colocá-lo em pauta de votação.