Mais

    GRAVE: Moraes manda “CNN”, “Veja” e “GNews” quebrarem sigilo da fonte, diz jornal

    O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e membro do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma decisão que promete causar polêmica no meio jornalístico nas próximas horas. Isso, porque, ele determinou que as emissoras CNN Brasil, GloboNews e a revista Veja entreguem o conteúdo completo gravado das entrevistas que fizeram com o senador Marcos do Val.

    Segundo Moraes, o conteúdo completo das entrevistas terá por objetivo fazer um comparativo com as diferentes versões que o senador apresentou sobre a reunião que teve com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado federal Daniel Silveira, em dezembro passado.

    Por essa razão, argumenta o ministro, torna-se necessário “diligências para o seu completo esclarecimento [do que se passou], bem como para a apuração dos crimes de falso testemunho (art. 342 do Código Penal), denunciação caluniosa (art. 339 do Código Penal) e coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal)”.

    Porém, como informa o Poder360, “os veículos de jornalismo e os jornalistas, entretanto, estão protegidos pela Constituição, em seu artigo 5º, inciso 14”, que a todos assegura “o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

    No caso das entrevistas, caso o senador Marcos do Val tenha pedido para que determinados trechos do conteúdo não fossem divulgados, cabe às emissoras e aos jornalistas acatar esse pedido, justamente por causa do direito ao sigilo da fonte.

    “Mesmo entrevistas gravadas por um jornalista podem não ser divulgadas de maneira integral porque durante a conversa o entrevistado pede para algum trecho não ser publicado”, diz o Poder360. “Isso está protegido pela Constituição e tem sido tradição de tribunais seguirem essa norma em todas as Instâncias.”

    O deputado federal Marcel Van Hatten criticou a decisão de Moraes, fazendo um alerta aos veículos de imprensa: “Grandes meios assistiram calados e até mesmo apoiaram a censura e o autoritarismo de Moraes e do STF contra aqueles por quem não nutriam qualquer simpatia – ou antipatia pura. Agora, veem-se diante do maior ataque à atividade de um jornalista: a quebra do sigilo da fonte.”

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close