A relação do novo governo Lula com o Grupo Globo, desde o final da eleição presidencial 2022, parece que não poderia estar melhor! A impressão é baseada em um dado divulgado pelo Poder360, onde o portal sugere haver uma preferência petista pelas mídias da família Marinho.
De acordo com a mídia, integrantes do governo Lula deram mais de 100 entrevistas a veículos de mídia do Grupo Globo desde a vitória no 2º turno das eleições, considerando apenas o período que vai de 30 de outubro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.
“Grupo Globo é o preferido do casal Lula e Janja”, informa o Poder, lembrando que a primeira entrevista exclusiva do novo presidente foi à GloboNews, enquanto que a primeira-dama “coleciona” participações em veículos da emissora.
Verbas bilionárias
O aparente interesse recíproco entre a gestão petista e a Globo não parece ser por acaso. Durante a eleição, Lula já pôde contar com o afago do apresentador William Bonner, que chegou a dizer durante uma entrevista que ele “não deve nada à Justiça”.
Curiosamente, foi durante os governos Lula e Dilma que a Globo recebeu maior aporte publicitário da União. Só ao longo dos dois mandatos do petista, entre 2003 e 2010, a emissora recebeu R$ 4,7 bilhões de verba de publicidade federal. Uma média de R$ 588,4 milhões por ano, segundo levantamento do Poder360, informa o Terra.
Apenas em 2009 (um ano!), o montante chegou a R$ 707 milhões. Para o leitor ter uma ideia da quantia, esse valor foi superior ao faturamento anual de redes como Band e RedeTV naquele período.
A segunda emissora que mais recebeu verba publicitária durante os dois primeiros mandatos do governo Lula foi a TV Record, com “apenas” R$ 1,2 bilhão (contra os R$ 4,7 bilhões da Globo).
Já durante o governo Bolsonaro, considerando o período de 2019 a 2021, em relação à verba que saiu diretamente do gabinete presidencial por meio da SECOM (Secretaria de Comunicação), sem contar os investimentos de ministérios, bancos estatais e outros órgãos públicos, a Globo recebeu R$ 47,2 milhões, ficando atrás da Record (R$ 58,8 milhões) e do SBT (53,5 milhões).