Mais

    Lula defende que votos no STF sejam secretos: “A sociedade não tem que saber”

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração polêmica na manhã desta terça-feira, durante uma live. Na ocasião, o petista defendeu que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam ocultados da sociedade, o que significa que sejam secretos.

    “A sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber”, afirmou o petista, sugerindo que o mais importante, neste caso, é o resultado da maioria.

    “Votou a maioria 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber foi o Uchôa que votou, foi o Camilo que votou. Aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz”, completou Lula.

    Posteriormente, o ministro Flávio Dino comentou a fala de Lula, defendendo a possibilidade do tema ser debatido. Segundo o presidente da República, o voto secreto protegeria mais os ministros de possíveis reações ameaçadoras nas ruas.

    Segundo Dino, outros países adotam esse modelo. “Há um debate posto no mundo sobre a forma dos tribunais Supremos deliberarem. E nós temos uma referência na Corte dos Estados Unidos, que delibera exatamente assim. Ela delibera a partir dos votos individuais e é comunicada a posição da Corte e não a posição individual desse ou daquele ministro. Esse é um debate válido“, disse ele.

    A publicidade do voto, por outro lado, é vista por alguns como uma forma de tornar a população consciente das decisões dos tribunais, oferecendo maior transparência quanto à legalidade de cada decisão.

    Na opinião de Dino, trata-se de “um modelo possível. Eu não não tenho elementos a essa altura para dizer que um modelo é melhor do que o outro. Apenas acentuar que em ambos existe transparência.”

    Leia também:

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close