O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais para fazer uma crítica ao atual governo, em tom irônico, apontando a possibilidade de retorno do seguro de Danos Pessoais causados por veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT), extinto durante a sua gestão, em janeiro de 2021, a partir de uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Preparem os bolsos que aí vem mais”, escreveu o ex-presidente ao compartilhar o trecho de uma notícia dada pela Jovem Pan. Os rumores sobre o retorno do seguro, contudo, surgiram ainda no começo deste ano.
Em abril, por exemplo, o UOL noticiou que o governo Lula criou um grupo de trabalho para avaliar em até 90 dias “mudanças legislativas” para o “aprimoramento” do DPVAT, sugerindo que a cobrança deverá ser retomada em 2024.
Muitos cidadãos são contra o pagamento da taxa, pois consideram que a população já paga inúmeros outros impostos, sendo desnecessário mais uma cobrança específica anual. Outros, porém, defendem a cobrança como uma garantia aos acidentados.
Segundo a Exame, a taxa visa amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa do acidente, por meio de indenização obrigatória.