A nova administração da Petrobrás, maior estatal brasileira e uma das maiores empresas do mundo, deve estar preocupada com os números. Segundo dados divulgados na quinta-feira, os seus lucros despencaram incríveis 42,2% no 3º trimestre, na comparação com 2022.
Isso significa que a empresa teve um lucro de apenas R$ 26,6 bilhões no terceiro trimestre, um valor bem diferente dos anos anteriores.
Semelhantemente, o Ebitda ajustado, que é o lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação, despencou 27,6% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando com um lucro de R$ 66,2 bilhões entre julho e setembro.
A empresa, por sua vez, alegou que “os números do ano passado refletiram um cenário atípico de preço alto de Brent que levaram a resultados financeiros recordes para as companhias de petróleo.”
O balanço aponta ainda que a produção própria de óleo, líquido de gás natural e gás natural cresceu, em média, 9% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A produção própria de pré-sal também bateu um novo recorde trimestral, com 2,25 milhões de barris de óleo equivalente por dia, segundo informações do G1.