Militares das Forças de Defesa de Israel divulgaram um vídeo onde aparecem exibindo armas atribuídas ao grupo terrorista Hamas, supostamente encontradas no hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza.
A gravação é mais uma evidência de que os membros do Hamas estariam utilizando o hospital como um esconderijo e ponto de comando para os ataques contra Israel. Na terça-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, falou sobre o assunto:
“Os membros do Hamas e a Jihad Islâmica Palestina operam um [centro de] comando e controle a partir do al-Shifa, na Cidade de Gaza. Eles têm armas estocadas e estão preparados para responder a uma operação militar de Israel contra a instalação”, disse Kirby, em conversa com repórteres a bordo do avião presidencial, segundo O Globo.
“E temos informações de que o Hamas e a Jihad Islâmica Palestina usam alguns hospitais na Faixa de Gaza, como o al-Shifa, e os túneis no subsolo, para esconder e apoiar suas operações militares e manter os reféns”, completou o porta-voz.
Parte da imprensa tem repercutido a investida de Israel contra o hospital Shifa, apontando supostas violações aos direitos internacionais de guerra por parte do Estado judeu. Os israelenses, por outro lado, tem reiterado a necessidade de vistoriar o local, uma vez o Hamas teria construído o seu principal posto de comando no subsolo da unidade de saúde. Assista: