O novo presidente da Argentina, Javier Milei, chamou atenção ao fazer um discurso bastante “à direita” durante a sua participação do Fórum Econômico Mundial deste ano, realizado em Davos, Suíça. Na ocasião, ele criticou o socialismo e defendeu o modelo capitalista.
“Estou aqui hoje para dizer a vocês que o Ocidente está em perigo”, iniciou o presidente argentino, eleito no final do ano passado em uma campanha de muita expectativa em seu país, tendo em vista a grave crise econômica que a Argentina enfrenta.
“Infelizmente, nas últimas décadas, levados por uma ideia de querer ajudar o próximo ou pelo desejo de pertencer a uma casta privilegiada, os principais líderes do mundo ocidental abandonaram o modelo da liberdade para abraçar diversas versões do coletivismo”, continuou.
O discurso de Milei durou 22 minutos e o argentino também criticou pautas ideológicas da esquerda mundial. No Brasil, autoridades políticas direitistas elogiaram a fala do presidente da Argentina, destacando a sua coragem ao se posicionar abertamente em um evento de visibilidade mundial.
“O mundo precisa de homens de coragem, que falam e fazem o que precisa ser feito”, escreveu no X o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Outras figuras como Gustavo Gayer (PL-GO) e o ex-procurador federal Deltan Dallagnol também elogiaram o argentino. Assista: