O presidente reeleito de El Salvador, Nayib Bukele, foi questionado pela imprensa, durante uma coletiva na noite de ontem, sobre o que achava da maneira como países como o Brasil lidam com a questão da criminalidade.
Bukele chamou atenção do mundo ao reduzir drasticamente os índices de criminalidade no seu país, prendendo dezenas de milhares de criminosos e colocando muitos deles em uma prisão construída por ele, considerada a maior do continente latinoamericano.
Com isso, o presidente se tornou aclamado pela população, obtendo enorme popularidade, enquanto, por outro lado, passou a ser odiado por organizações criminosas e gangues famosas no país.
Ao falar sobre o Brasil, Bukele declarou: “Conversei duas vezes com o presidente Lula, mas ele jamais me mencionou o tema segurança. Imagino que ele tenha sua forma de abordar e lidar com essa situação. Nunca falamos sobre esse assunto. Creio que o que El Salvador mostra ao mundo é que todos os problemas têm solução quando há vontade política”.
Ele continuou: “Acredito que o que El Salvador está fazendo provavelmente tem muita diferença com o que o Brasil precisa fazer. Mas o que incomoda a muitos governo é que El Salvador demonstra que tudo se pode fazer com vontade. E que quando um país não resolve seus problemas, sobretudo de delinquência, é porque não há vontade de resolvê-los. Em alguns casos, porque são sócios dos criminosos”. Assista: