O oficial-general da Força Aérea do Brasil, Joseli Parente Camelo, que atuou como piloto presidencial por mais de uma década durante os governos do PT, e atualmente ocupa o cargo de presidente do Superior Tribunal Militar, o “STM”, concedeu mais uma entrevista onde comentou sobre o papel das Forças Armadas na política nacional.
Falando da crise institucional entre os Poderes durante as eleições passadas, o militar exaltou o papel do Supremo Tribunal Federal, dizendo que o Brasil possui uma Corte “ativa” que “funciona”.
“Os militares têm que ter a noção de que nós temos de estar subordinados ao poder civil. O ministro da Defesa tem que ser um civil”, disse ele. “Os militares estão entendendo que eles têm que voltar para a sua atividade, para a sua competência, que é a defesa da pátria, a manutenção dos poderes constituídos”.
Não é a primeira vez que Joseli exalta o papel do STF. Em março do ano passado, ao comentar as investigações sobre os atos de 8 de janeiro que também envolve militares da ativa, ele disse que não houve violação de competências.
“Em nenhum momento o ministro Alexandre de Moraes invadiu nossa competência. A Justiça Militar julga crimes contra o patrimônio que está sob nossa guarda ou situações específicas que envolvem a atividade militar, o que não é o caso”, disse ele na ocasião. Assista: