O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reagiu à declaração feita pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que na segunda-feira sugeriu que os membros europeus da OTAN possam enviar tropas terrestres para a Ucrânia, que resiste à invasão russa há mais de dois anos.
Em um discurso nesta quinta-feira, Putin disse que se o Ocidente tomar essa decisão, a resposta da Rússia será com armas nucleares. “(As nações ocidentais) devem perceber que também temos armas que podem atingir alvos em seus territórios”, disse ele.
“Tudo isso realmente ameaça um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Eles não entendem isso?!”, questionou Putin, segundo informações da Exame. Segundo o russo, as Forças Armadas do seu país já está preparada para responder um possível ataque do Ocidente.
“Forças nucleares estratégicas estão em estado de prontidão total”, afirmou, ironizando as ameaças dos europeus ao afirmar que “eles pensam que (a guerra) é um desenho animado”.
Felizmente, após a declaração de Macron, Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha e outros países se manifestaram rapidamente, negando a possibilidade de envio de tropas para a Ucrânia. Isso porque, obviamente, tal decisão seria o mesmo que entrar diretamente no confronto com a Rússia.
A ameaça de uma potencial guerra nuclear entre o Ocidente e a Rússia, contudo, permanece sendo uma realidade temida pelo mundo, após o início da invasão russa na Ucrânia, quando troca de acusações voltaram a ocorrer entre as potências militares do planeta.