Viralizou nas redes sociais um vídeo onde um jovem aparece sendo fortemente hostilizado por supostos alunos da Universidade Federal de São Paulo. O motivo alarmante, neste caso, seria o fato do rapaz estar segurando uma bandeira de Israel e fazendo um vídeo em defesa do Estado judeu.
As informações são do deputado federal Gustavo Gayer, que compartilhou a gravação, afirmando que pedirá a tomada de providências para apurar o caso. No vídeo é possível observar o momento em que o jovem apoiador de Israel entrada no que parece uma sala de aula, sendo rapidamente confrontado por outros.
O jovem identificado como Kleber Ribeiro estava acompanhado de um amigo responsável por fazer a gravação, e ambos pareciam, na realidade, querer fazer uma manifestação pública de apoio ao Estado de Israel, contrapondo outros posicionamentos igualmente públicos já feitos no país em apoio ao grupo terrorista Hamas.
Contudo, o rapaz com a bandeira israelense foi rapidamente confrontado por outros jovens, que passaram a lhe empurrar e a forçar a sua saída da sala de aula, bem como da própria Universidade pública, censurando o seu direito à livre manifestação de pensamento e ao livre debate de ideias no ambiente acadêmico.
“Fui agredido simplesmente pelo fato de estar com uma bandeira de Israel em uma universidade federal”, comentou o jovem no X. “O nazismo começou assim, anestesiando a moral e corrompendo a ética, e achando que tudo é normal até algo anormal”.
Gayer, por sua vez, comentou: “Vamos pedir uma investigação por anti-semitismo na
UNIFESP. O nazismo está voltando através das universidades”. Assista a íntegra do vídeo, abaixo: