O bilionário Ellon Musk, proprietário do “X”, o antigo Twitter, anunciou minutos atrás que decidiu desbloquear todos os perfis da plataforma que foram alvos da Justiça brasileira. A decisão surge após o empresário fazer um questionamento direto ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
“Estamos levantando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá”, anunciou Musk.
Em outras palavras, o bilionário prevê que a sua decisão acarretará em uma possível decisão da Justiça brasileira, encabeçada pelo Supremo Tribunal Federal, contra o funcionamento da plataforma. No entanto, Musk disse que “os princípios são mais importantes do que o lucro.”
Antes disso, ao comentar a repercussão de uma notícia que acusa o ministro Alexandre de Moraes de abuso de autoridade contra funcionários do antigo Twitter, Musk disse que “esta censura agressiva parece violar a lei e a vontade do povo do Brasil”.
A notícia foi repercutida pelo jornal Gazeta do Povo, ficando conhecida como “Twitter Files Brasil”, anunciada inicialmente pelo jornalista americano Michael Shellenberger.
“O Brasil está envolvido em uma ampla repressão à liberdade de expressão liderada por um juiz da Suprema Corte chamado Alexandre de Moraes”, acusa o jornalista, afirmando que o ministro “colocou pessoas na prisão sem julgamento por coisas que postaram nas redes sociais.”
“Ele exigiu a remoção de usuários das plataformas de mídia social. E exigiu a censura de postagens específicas, sem dar aos usuários qualquer direito de recurso ou mesmo o direito de ver as provas apresentadas contra eles”, acrescenta Shellenberger.
Horas atrás, Musk também fez um questionamento direto ao ministro do STF. “Por que vocês exigem tanta censura no Brasil?”, perguntou o segundo homem mais rico do planeta.
Com a decisão de liberar os perfis bloqueados, a decisão de Musk também dá visibilidade mundial para as acusações dos críticos do ministro Moraes, tendo em vista que significa uma intervenção direta do bilionário em favor dos brasileiros que alegam sofrer perseguição judicial.