A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), liderou uma comitiva brasileira em viagem à China, onde participou de um seminário promovido pelo Partido Comunista Chinês (PCC). Na ocasião, a petista rasgou elogios ao que classificou como “democracia efetiva”.
“O que eu vejo aqui, inclusive na organização do partido e da sociedade, é uma democracia e uma participação nos extratos mais baixos da sociedade aos mais altos no desenvolvimento do país. Quisera tivéssemos isso nos países em que o capitalismo é o coordenador da economia”, disse ela, segundo o G1.
Durante uma entrevista para a GloboNews, a petista também elogiou o regime chinês, dizendo que ele dá “certo” para a sua população, e que os demais países não devem tecer julgamentos.
“O PT sempre se relacionou e respeitou a realidade de cada país. O modelo de desenvolvimento da China contempla a maioria do seu povo, e o sistema está dando certo para sua população”, disse ela.
A relação do PT com a ditadura comunista da China não é recente. A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, também já fez elogios ao regime. “A China representa uma luz nessa situação de absoluta decadência e escuridão que é atravessada pelas sociedades ocidentais”, disse ela em 2021, conforme o noticiado pela Tribuna de Brasília.
O governo da China, no entanto, é acusado de várias violações humanitárias que vão desde à perseguição religiosa aos cristãos e aos dissidentes políticos, como a extração forçada de órgãos, segundo relatório que você poderá conferir clicando aqui.
Diferentemente do que afirmou Gleisi, o regime chinês não é uma democracia, mas uma ditadura acusada de perseguir opositores e de estabelecer absoluto controle sobre a sua população, que é vigiada constantemente pelas autoridades estatais, conforme você também poderá conferir clicando aqui. Assista:
“O PT sempre se relacionou e respeitou a realidade de cada país. O modelo de desenvolvimento da China contempla a maioria do seu povo, e o sistema está dando certo para sua população”, diz Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores. “Não caberia a nós julgar um… pic.twitter.com/0waou4pO03
— GloboNews (@GloboNews) April 16, 2024