O presidente Jair Bolsonaro afirmou durante a sua última live transmitida pelas redes sociais que vai cobrar a “responsabilização” da Rede Globo, após uma matéria exibida pelo Jornal Nacional, no último sábado (08), insinuar que ele seria o responsável pelas 100 mil mortes durante a pandemia do novo coronavírus.
“Tem um órgão de imprensa grande que de forma clara, não foi escondido, me acusou há poucos dias de ser o responsável por 100 mil mortes no Brasil”, disse Bolsonaro.
“Isso aí não tem cabimento”, destacou o presidente, criticando a forma como o Jornal Nacional abortou a questão. Na sequência, Bolsonaro sinalizou que tomará medidas judiciais contra a emissora. “Vamos tentar a responsabilização e o esclarecimento da verdade”, afirmou.
Na reportagem em questão do Jornal Nacional, os apresentadores da Globo fizeram uma associação do número de mortos, nesse caso os 100 mil, com às ações do presidente da República.
“O Brasil está há 12 semanas sem 1 ministro da saúde titular. São 85 dias desde 15 de maio. Dois médicos de formação deixaram o cargo porque pretendiam seguir a orientação da ciência. E o presidente Bolsonaro não concordou com essa postura”, afirmou Renata Vasconcellos, uma das âncoras da bancada. Veja abaixo:
Neste sábado (8), o Brasil chegou à marca de cem mil mortos por Covid. Segundo a Constituição, a saúde é um direito de todos. E todos os governantes têm a obrigação de proporcionar aos cidadãos esse direito. pic.twitter.com/L5zR3OvJPN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) August 8, 2020