Mais

    Bispo católico: ‘O comunismo é um sistema ateu que deixa os pobres mais pobres’

    No seio dos debates políticos um dos temas mais discutidos é o comunismo, e grande parte disso tem a ver com a força do pensamento cristão, tendo em vista que essa ideologia tem como essência uma visão contrária à religião, segundo o seu principal propositor, o filósofo alemão Karl Marx.

    Diante disso, líderes da Igreja Católica Romana vez e outra têm levantado críticas ao comunismo, lembrando a posição oficial da instituição religiosa sobre o tema. É o caso, por exemplo, do bispo Pedro Pablo Elizondo, de Cancún Chetumal, no México, que viralizou nas redes sociais após fazer uma declaração contundente.

    “A Igreja Católica condena o comunismo por ser um sistema ateu, repressor das liberdades fundamentais, que ajuda os pobres a ficarem mais pobres”, escreveu o líder religioso em sua conta no Twitter, em 2 de junho.

    O que o bispo escreveu foi uma releitura do Catecismo da Igreja Católica, o qual afirma no número 2425, que “a Igreja rejeitou as ideologias totalitárias e ateias, associadas, nos tempos modernos, ao comunismo ou ao socialismo”.

    A encíclica Mater et Magistra também declara, segundo a ACI: “Entre comunismo e cristianismo, o pontífice declara novamente que a oposição é radical, e acrescenta não se poder admitir de maneira alguma que os católicos adiram ao socialismo moderado”.

    Diante da posição oficial da Igreja, ainda assim a ideologia comunista vem dividindo opiniões, inclusive no seio da própria instituição. Pelo visto, o tema está longe de ser pacificado, muito embora aos olhos da teologia cristã tradicional não encontre lugar entre os teólogos ortodoxos.

    Leia também:

    Nikolas convida Musk para o 7 de setembro em SP e ele responde: “Moraes precisa sair”

    Apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estão articulando uma...

    Moraes vira alvo de ‘notícia-crime’ por falsidade ideológica e formação de quadrilha

    O Partido Novo apresentou à Procuradoria-Geral da República notícia-crime...

    Opositora de Maduro faz apelo às Forças Armadas pra que “abracem” a causa da oposição

    Maria Corina Machado, principal líder opositora ao ditador Nicolás...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    FECHAR
    FECHAR