O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve o seu pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A decisão foi anunciada oficialmente na quarta-feira (25/08) durante uma coletiva de imprensa concedida pelo senador.
A expectativa de Pacheco é que a sua posição sirva para acalmar os ânimos entre os poderes Executivo e Judiciário. “Quero crer que esta decisão possa constituir marco de reestabelecimento das relações entre os Poderes, da pacificação e da união nacional que tanto nós reclamamos, que tanto nós pedimos, porque é fundamental para bem-estar da população brasileira e para a possibilidade de progresso e de ordem do nosso país”, afirmou o senador.
Logo após a decisão, porém, o presidente Jair Bolsonaro fez uma publicação em tom enigmático, onde afirma que “sabe o que tem que fazer” diante dos problemas do país e que sabe onde está “o câncer”, mas que depende da população estar informada a esse respeito para “vencer a guerra”. O vídeo foi visto entre os críticos como uma suposta ameaça.
Na gravação, contudo, o líder do Executivo ressalta a importância de agir dentro dos limites constitucionais, algo que também foi destacado na legenda do vídeo, em caixa-alta. Assista abaixo e tire suas conclusões:
– NAS 4 LINHAS DA CONSTITUIÇÃO.
– Presidente JAIR BOLSONARO. pic.twitter.com/3ofpJJHsoG— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 25, 2021