Diante das manifestações que tomam conta do país, em especial agora pela manhã em Brasília, ministros do Supremo Tribunal Federal estariam considerando acionar militares das Forças Armadas para proteger a sede da corte, em frene à praça dos Três Poderes.
A decisão passou a ser considerada após os manifestantes, precisamente os caminhoneiros, conseguirem passar um bloqueio que havia sido posto pela Polícia Militar na entrada da Esplanada dos Ministérios, já na noite de ontem.
“A cúpula do STF considera a possibilidade de acionar as Forças Armadas para proteger a sede da corte se houver risco real de invasão.O assunto foi debatido por ministros com o presidente do tribunal, Luiz Fux, na noite desta segunda”, informou a Crusoé.
Não há, contudo, qualquer informação oficial emitida por algum dos ministros do STF a esse respeito. O Artigo 142 da Constituição Federal assegura que os militares podem ser solicitados por qualquer um dos poderes, mas também que as tropas estão sob a autoridade do chefe supremo das Forças Armadas, que é o presidente da República.
Portanto, não se saberia ao certo como os militares poderiam reagir diante de um possível chamado por parte do STF.