Conforme os rumores que circularam pela internet semanas antes das manifestações ocorridas ontem, dia 7 de setembro de 2021, caminhoneiros em várias partes do Brasil parecem estar cumprindo a promessa de paralisação das suas atividades em apoio ao governo federal, um dia após os protestos que só em Brasília levaram cerca de 400 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios.
A informação sobre a paralisação dos caminhoneiros começa a circular pelas redes sociais, através de vídeos gravados pelos próprios motoristas e populares, bem como pela imprensa que começa a notificar a situação em várias cidades do Brasil.
Em um dos vídeos, por exemplo, um homem diz que está “tudo trancado, Balsas do Maranhão, tudo trancado, vai para o pátio… dia 8 de setembro aqui em Balsas, por um Brasil melhor, democrático”.
Em outro vídeo supostamente gravado nesta quarta-feira, uma fila de caminhões aparece parada em Itajaí, Curitiba, segundo o interlocutor da gravação, destacando que “por enquanto só carro pequeno” passa pelo local. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as paralisações já são registradas em três estados do pais.
Em outro lugar, um vídeo da região de SAFRA-ES (BR 101), feito por manifestantes que estiveram na Av. Paulista (07), confirmam o início do movimento. Um interlocutor afirma que a partir do dia 10 “nem patinete vai passar”. No caso, este foi gravado em Santa Catarina. Assista as gravações, abaixo:
BALSAS DO MARANHÃO 08/09/2021 pic.twitter.com/9Pz0yzeK9Y
— JACKSON LUIZ GOMES SANTOS (@JACKSONLUIZGOM2) September 8, 2021
ITAJAI – CURITIBA pic.twitter.com/RDit0Q9q12
— JACKSON LUIZ GOMES SANTOS (@JACKSONLUIZGOM2) September 8, 2021
https://twitter.com/v_dosfatos/status/1435601804075622400