A Marvel Comics anunciou na sexta-feira (10/9) que Benedito José Nascimento, conhecido pelo pseudônimo de ‘Joe Bennet’, um ilustrador brasileiro famoso por seu trabalho nos quadrinhos de O Imortal Hulk, foi demitido. O profissional trabalhava na empresa desde 1984, portanto há 25 anos.
O motivo do desligamento não foi divulgado. No entanto, um colega do brasileiro, o britânico Al Ewing, declarou em suas redes sociais que não trabalharia mais com ele, dando a entender que o ocorrido foi por motivações ideológicas, devido a um desenho ilustrado do presidente Jair Bolsonaro.
“Esta não foi a primeira vez que tive ciência de um problema com o Joe”, disse Ewing, tratando com desprezo em seguida a publicação feita pelo brasileiro em suas rede sociais, anos atrás. “Há uma imagem circulando que Joe Bennett desenhou em 2017. Não vou criar um link para ela, mas já vi, e é repreensível”, disparou.
Em 2017, Bennet publicou em suas redes sociais um desenho representando o então deputado Jair Bolsonaro como um herói que luta contra figuras animalizadas de outros políticos brasileiros. Ele aparece montado em um cavalo empunhado uma espada e vestindo uma armadura.
Na sua publicação, postada por ele em sua rede social em 2018, o ilustrador fez o seguinte comentário: “Força meu capitão, o Brasil precisa de ti”. Confira abaixo a imagem alvo da polêmica: