A nota publicada pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (09/09) continua gerando repercussão, não apenas no mundo político, mas especialmente no judiciário, onde o chefe do Executivo vem travando duros embates. Quem também comentou o documento de forma positiva foi o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
Segundo Gilmar, é preciso esperar para ver quais resultados a nota do presidente trará ao país, em termos institucionais. “Vamos aguardar. Temos de acreditar na boa-fé da manifestação e vamos aguardar os desdobramentos”, disse Gilmar. “Precisamos de diálogo e precisamos verter nossa energia para esse imenso desafio de reconstrução nacional, de superação desse estado de coisa.”
A declaração do ministro foi dada em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo. Já Bolsonaro, por sua vez, voltou a defender a liberdade da população durante um discurso na 44ª Expointer, em Esteio (RS), onde esteve prestigiando no sábado (11).
“No 7 de Setembro, fui apenas um na multidão. Tive a oportunidade de usar a palavra por duas vezes e senti o calor da nossa população, e os reais motivos que esse povo foi às ruas”, afirmou o presidente, voltando a dizer que a Constituição Federal precisa ser respeitada “por parte de todos”, em referência também aos demais poderes.
“Não aceitam retrocesso, o povo quer respeito à Constituição por parte de todos. Eles sabem que não podem deixar de lado a defesa da nossa liberdade. Não é esse ou aquele poder sair vitorioso, a vitória tem que ser do povo brasileiro”, completou Bolsonaro. Assista um trecho da fala do presidente, abaixo: