O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, publicou neste domingo (31) uma foto ao lado do presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro, destacando aspectos positivos do Brasil como uma nação com potencial para combater a pandemia do novo coronavírus.
O encontro se deu na Itália, onde Bolsonaro participou neste final de semana da reunião das 20 nações economicamente mais poderosas do mundo. Além dos líderes nacionais, também estiveram presentes autoridades de entidades com a OMS. No encontro com Bolsonaro, Tedros Adhanom ressaltou a importância do Brasil na produção de vacinas.
“Reiterado o compromisso de apoiar o Brasil em resposta ao COVID19”, afirmou Tedros. “Discutimos o potencial do Brasil para a produção local de vacinas e terapêuticas, o que também poderia atender às necessidades da América Latina e do mundo”, completou.
A declaração do diretor-geral da OMS foi publicada em sua rede social. Bolsonaro, por sua vez, também publicou um trecho da conversa que teve com Tedros. Na ocasião, o presidente questionou sobre o posicionamento da OMS em relação ao “passaporte sanitário” e outras medidas tomadas durante a pandemia, como o lockdown.
Além da reunião do G20, os líderes globais também participarão da reunião do clima (COP26), onde serão tratados temas como a mudança climática do planeta. O governo brasileiro, contudo, não participará do evento. Assista abaixo o encontro de Bolsonaro e Tedros: