O surgimento de uma nova cepa do coronavírus (Covid-19) no entorno do Distrito Federal, precisamente em Luziânia e em Valparaíso de Goiás-GO, tem preocupado os governadores de Brasília, Ibaneis Rocha, e Ronaldo Caiado, de Goiás.
A variante do vírus foi encontrada pela primeira vez no Reino Unido em 14 de dezembro passado, desde então já foi diagnosticada em 60 países, incluindo o Brasil. Querendo evitar possíveis imprevisibilidades, os governantes temem que a cepa se espalhe.
Por causa disso, Ibaneis Rocha já ameaçou fechar a fronteira do Distrito Federal com Goiás, após acusar o governador goiano de suposta negligência no combate à pandemia, apontando que 25% dos pacientes atendidos localmente vêm do entorno.
Diante disso, Caiado rebateu Ibaneis, dizendo que a declaração lhe causou “repúdio e nojo”, chamando ainda de “estapafúrdia” à ameaça e que o governador do DF não estaria tendo “empatia e respeito pela vida”, segundo o Jornal de Brasília.
Ibaneis, por sua vez, disse já nesta quarta-feira (24) que Caiado deveria “ao invés de criticar (…) atender a população”.