O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou na tarde de hoje (30) a reabertura de igrejas e demais locais de celebração religiosa em geral. Parques também poderão reabrir no dia 03 de junho.
A medida faz parte de um processo gradual de retomada das atividades sociais em Brasília. Entretanto, uma série de cuidados visando a prevenção contra o novo coronavírus deverão ser tomados.
Os fiéis das igrejas, por exemplo, poderão ocupar apenas 1/4 do espaço dos templos. Eles também deverão manter uma distância mínima de 1,5 metros uns dos outros. Nesse primeiro momento, apenas igrejas com capacidade superior a 200 pessoas poderão reabrir.
A disponibilidade de álcool em gel também é outra exigência do governo de Brasília. Segundo Ibaneis, a reabertura das igrejas no DF possui um fundamento lógico, pois a maioria dos fiéis moram nas proximidades dos templos, não necessitando utilizar os transportes públicos.
“Ninguém pega transporte público para ir para a uma igreja: vai perto de casa. Parque é a mesma coisa”, afirmou o governador do DF, segundo informações do Jornal de Brasília.
Centros comerciais e demais atividades do setor já reabriram na Capital Federal no dia 27 passado, conforme noticiado pela Tribuna de Brasília, acompanhando o ritmo gradual de retomada das atividades comerciais no DF.