Deputados de oposição ao governo Lula conseguiram o número total de assinaturas para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar a responsabilidade dos atos ocorridos em 8 de janeiro.
“Conseguimos as assinaturas necessárias para a instauração da CPMI do dia 08/01”, informou a deputada Carla Zambelli, explicando que “por se tratar de uma Comissão MISTA”, a CPMI “será instaurada AUTOMATICAMENTE.”
“Parabéns, povo brasileiro! Esta vitória é de vocês. Vai ter muita gente barbada que não vai dormir hoje”, reagiu a deputada. Na Câmara dos deputados eram necessárias 171 assinaturas, o que já foi alcançado. No Senado, eram necessárias 27 assinaturas, o que também foi alcançado e ultrapassado.
A intenção dos deputados, especialmente os bolsonaristas, é apurar sob quais circunstâncias os protestos de 8 de janeiro ocorreram, a fim de esclarecer se os vândalos que depredaram propriedades das sedes dos Três Poderes, em Brasília, são realmente da direita ou se são “infiltrados”.
Como já noticiado pela Tribuna de Brasília, o presidente Lula e aliados não queriam a instalação da CPI/CPMI para essa finalidade. Segundo Lula, essa iniciativa trará “tumulto” ao ambiente político nacional.
Através da CPMI, os deputados podem obter acesso a informações sigilosas, inclusive às imagens das câmeras de segurança e dados sobre os envolvidos nos protestos de 8 de janeiro.