Uma informação falsa divulgada pela jornalista Daniela Lima, apresentadora do canal GloboNews, da Rede Globo, gerou uma onda de reações nesta segunda-feira, após a comunicadora afirmar que a Polícia Federal teria apreendido um computador da Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN, em posse do vereador Carlos Bolsonaro.
“A Polícia Federal apreendeu com Carlos Bolsonaro um computador da ABIN”, afirma Daniela Lima na reportagem “em primeira mão” da GloboNews. “O vereador do Rio de Janeiro jamais teve qualquer cargo na administração federal, não há explicação possível para ele ter consigo um equipamento cadastrado na Agência Brasileira de Inteligência”.
No entanto, de acordo com a coluna Radar, da revista Veja, a própria PF negou que tenha apreendido tal equipamento. “Segundo a Polícia Federal, não é verdadeira a informação de que Carlos Bolsonaro, alvo principal da ação desta segunda-feira, teria um computador da agência em sua casa”, diz a matéria.
Fabio Wajngarten, assessor e advogado de Bolsonaro, também negou tal apreensão. “Não foi encontrado nenhum computador de quem quer que seja na residência ou gabinete do vereador @CarlosBolsonaro”, informou o advogado.
Curiosamente, muitos veículos de imprensa continuaram noticiando em suas manchetes e textos que o suposto computador foi apreendido, mesmo inserindo em suas matérias a informação divulgada pela PF.
A própria GloboNews, ao anunciar a reportagem no “X”, fez uma chamada em tom mais ambíguo, dando a entender que o suposto computador não seria, necessariamente, de Carlos Bolsonaro, mas estaria nos “pertences” do vereador.
“Polícia Federal apreende computador da Abin nos pertences de Carlos Bolsonaro. Fonte da PF diz que Bolsonaro e os filhos estavam na casa, em Angra dos Reis, quando a Polícia Federal chegou. Eles deixaram o local de barco. A apuração é de @DanielaLima_”, diz a chamada.
No blog de Daniela Lima, no G1, também há versões diferentes de manchetes, como é possível observar no print abaixo:
O senador Humberto Costa, do PT-PE, utilizou a reportagem da GloboNews para replicar a informação, insinuando que o suposto computador teria sido roubado por Carlos:
“URGENTE! PF encontra computador surrupiado da Abin em posse de Carlos Bolsonaro. Mais um grave indício de como a família Bolsonaro usou ilegalmente a máquina pública para o seu benefício, inclusive espionando os seus adversários”, postou o petista.
Nas redes sociais, internautas criticaram a Globo pela veiculação da fake news. “Daniela Lima, a chefe da militância de redação da Lula News, disse que a PF havia encontrado um computador da Abin na casa de Carlos Bolsonaro. A Veja está dizendo que a PF NEGA a informação. O PC teria sido encontrado na casa de uma servidora da agência. Quem está mentindo???”, questionou o analista Lendro Ruschel.
Minutos atrás, a GloboNews, através de Daniela Lima, voltou à falar do assunto, trazendo a informação divulgada por Wajngarten, onde a jornalista parece tentar justificar a versão apresentada por sua reportagem. Assista e tire suas conclusões: