Na última segunda-feira, Bolsonaro participou do evento de filiação ao Partido Liberal (PL) da secretária estadual do governo paulista, Sonaira Fernandes (Políticas para Mulher), e da vereadora Rute Costa, ocasião em que o ex-presidente exaltou as capacidades do governador Tarcísio de Freitas.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também estava no evento, e é vista por aliados do ex-presidente como um nome forte para uma eventual disputa presidencial em 2026. Contudo, o próprio Bolsonaro e também Michelle já deram sinais de que esse não será o objetivo do casal.
A avaliação é de que Michelle, primeiro, deverá adquirir maior experiência em cargos como o de deputada ou senadora da República. Isto posto, Tarcísio passa a ser visto como o nome mais cotado para 2026, tendo em vista a sua experiência como ministro da Infraestrutura e, agora, como governador de São Paulo, o maior reduto industrial do país, eliminando assim quaisquer críticas quanto à sua capacidade de gestão.
É por isso que Bolsonaro, em vez de Michelle, rasgou elogios ao governador. “O Tarcísio é melhor do que eu em todos os aspectos. Menos em um. Eu sou mais bonito do que ele”, afirmou o ex-presidente, destacando o “brilhante trabalho” feito pelo ex-ministro quando esteve à frente da Infraestrutura.
O apoio de Bolsonaro para a candidatura de Tarcísio ao governo de São Paulo também é outro indicativo da sua intenção em lançar o ex-ministro para a disputa presidencial em 2026, considerando a manutenção da sua inelegibilidade.
O ex-presidente sabe que, fazendo uma boa gestão na “locomotiva industrial” do país, Tarcísio conseguirá apoio de vários setores, conseguindo reunir forças até mesmo dentre os não simpatizantes do bolsonarismo. O governador, por sua vez, destacou a importância de Bolsonaro no cenário político atual, afirmando que ele representa um “movimento”.
“A esquerda ganhou uma grande dor de cabeça. Antes tinha Bolsonaro arrastando uma multidão. Agora tem Bolsonaro e Michelle arrastando o povo”, disse Tarcísio ao destacar a força política da ex-primeira-dama. Assista: