A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF) causou uma verdadeira convulsão entre os ministros da Corte, provocando reações explícitas e até agressivas, incluindo a ligação para um senador da República.
Segundo uma apuração da jornalista Eliana Cantanhede, da Globo News, após Senado aprovar a PEC, o ministro Gilmar Mendes ligou para o líder do governo Jaques Wagner, que votou a favor, e os dois tiveram uma conversa “duríssima”.
“O Jaques Wagner não gostou, porque o Gilmar disse o seguinte: ‘Ou você foi um gênio, ou foi um idiota'”, informou a jornalista. O fato chamativo provocou a reação do ex-procurador nacional da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
“Já imaginaram um Justice da Suprema Corte americana ligando para um senador para xingá-lo de idiota e fiscalizar como ele vota?”, questionou Dallagnol, que é uma das figuras-alvo das críticas de Gilmar Mendes no tocante à condução da Lava Jato.
Segundo uma matéria do jornal O Globo, a reação dos ministros do STF diante da aprovação da PEC, ocorre porque ela despertou entre eles “o temor de que ela seja o prenúncio de um pacote de medidas ainda mais duras, como a fixação de mandatos e até mesmo o impeachment de magistrados.” Assista: