Deputados da oposição ao governo já apresentaram um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o petista fazer declarações que causaram uma crise diplomática entre o Brasil e Israel, ao comparar a resposta israelense ao grupo Hamas, ao holocausto judeu praticado pelo regime nazista de Adolf Hitler.
“A consequência de sua fala pode trazer sérias consequências para o povo brasileiro, estando prevista na lei de impeachment”, afirmou a deputada federal Carla Zambelli, citando o artigo 5º da Lei 1.079/50, que trata dos crimes de responsabilidade dos agentes públicos.
“Mais de 30 deputados já estão fechados em assinar nosso pedido e mais estão enviando mensagem para serem também autores da peça, que deve passar de 60 assinantes”, completou a parlamentar.
Em poucas horas, o pedido de impeachment obteve o apoio de dezenas de parlamentares, e a expectativa é de que a lista aumente conforme a proposta tramite nos corredores do Congresso Nacional.
No domingo, Lula repercutiu mundialmente ao atacar moralmente o Estado de Israel, provocando a reação imediata do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, que convocou o embaixador brasileiro em seu país, dizendo que o petista “ultrapassou a linha vermelha”.
Até mesmo o grupo Hamas emitiu uma nota de agradecimento a Lula, após a fala do petista. “É a segunda vez que os terroristas palestinos parabenizam Lula, com a primeira ocorrendo em 31 de outubro de 2022, quando o Hamas parabenizou Lula pela vitória nas eleições presidenciais”, comentou o deputado Kim Kataguiri. Veja:
ATENÇÃO: grupo terrorista Hamas faz agradecimento a Lula por fala contra Israel