A jornalista Karina Michelin divulgou com exclusividade o recebimento de uma carta enviada por presos pelos atos do 8 de janeiro, em Brasília. No documento, os detentos pedem socorro aos senadores da República, dizendo que muitos estão correndo risco de morte devido às condições “degradantes” da prisão.
Entre os presos, segundo o documento, consta uma senhora com câncer, assim como um casal, pai de três filhos pequenos, cujos cuidados estão sob à responsabilidade da avó. “As coisas estão ficando cada dia mais complicadas, o risco de morte se torna eminente, essas pessoas estão vivendo uma situação degradante e desumana”, informa a jornalista.
“Uma senhora com câncer, perdeu sua mama sem direito à tratamento digno e adequado, hoje beira a morte”, continua Karine. “Cacique Serere sem tratamento adequado para sua diabete 2, que infelizmente se agrava a cada dia que passa. Uma senhora que recebe a notícia do falecimento da mãe sem ter direito a ir ao velório… Todas essas pessoas estão cumprido pena sem ter condenação e nem mesmo ação penal em curso. Isso é grave!!!”.
Ainda na carta, os presos afirmam que estão há meses sem um desfecho das acusações contra eles. Indignada, a jornalista criticou a suposta soltura de criminosos como traficantes e pedófilos, enquanto cidadãos sem condenação por crimes continuam presos desde o começo do ano.
“Isso não pode continuar assim! Centenas e milhares de pessoas foram presas injustamente, estão esquecidas na cadeia há mais de 6 meses, eles não sabem mais a quem recorrer”, continua Michelin. Veja capturas da carta, abaixo: