O comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, concedeu uma entrevista nesta segunda-feira, onde reforçou a posição brasileira no tocante à tensão militar envolvendo a Venezuela e Guiana, com o ditador Nicolás Maduro ameaçando invadir o país vizinho que faz fronteira com o Brasil.
Questionado sobre as condições de preparo da Força Naval, Olsen garantiu que “a Marinha está pronta” para reagir em caso de necessidade de manutenção da soberania brasileira e da paz no território.
Em dado momento, contudo, o comandante não respondeu diretamente como estão as condições dos equipamentos da Marinha, no sentido de serem ou não capazes de fazer frente a uma possível guerra na América no Sul.
Olsen deu a entender que a grande preocupação dos militares brasileiros é com a possível interferência de potências militares externas do continente, uma vez que, regionalmente, o Brasil é a maior potência bélica de todo o continente americano, com exceção apenas dos Estados Unidos.
Na semana passada, em declaração à agência internacional Reuters, o comandante declarou: “A situação de crise nos países vizinhos coloca em potencial risco os interesses nacionais e deve ser encarada como possível ameaça à manutenção da paz e cooperação no entorno estratégico do estado brasileiro”. Assista: