Um caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Natal, Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (22/10), durante um voo de treinamento, após enfrentar problemas técnicos logo após a decolagem. A notícia acabou provocando críticas de internautas nas redes sociais.
Isso, porque, os modelos de caças F5 foram adquiridos pelo Brasil na década de 1970, e por isso sendo considerados já ultrapassados pelos padrões atuais de combate aéreo. O modelo que caiu foi o F-5M, que foi modernizado, o que deu sobrevida às aeronaves.
Dentre os itens de modernização dos F-5M está o assento ejetável, justamente que garantiu que o piloto ejetasse antes de atingir o solo. Segundo informações do Metrópoles, o mesmo foi resgatado e já se encontra fora de perigo.
Nas redes sociais, porém, internautas não perderam a oportunidade de criticar o atual governo. “Sucateado FAB Lula acabando com a defesa do Brasil”, comentou uma usuária do “X”.
“O F-5 tá voando há tempos com limitações, o governo nunca garante recursos para aquisição de um novo lote de Gripens E ou outro caça que seja”, reagiu outro internauta. “Todo ano o orçamento da FAB é cortada pela metade.”
Os modelos de caças F-39 Gripen, de última geração e produzidos pela sueca SAAB, passaram a ser adquiridos pelo Brasil, com a previsão de serem entregues 40 unidades. A compra faz parte da modernização dos aviões de combate da FAB, mas ainda é considerada insuficiente para a proteção do vasto espaço aéreo brasileiro.
Assista o vídeo da queda do caça F-5M da FAB, abaixo: