Mais

    Após sugerir que vitória de Trump seria ‘nazismo voltando’, Lula baixa o tom e o parabeniza

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem parabenizando o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a confirmação da vitória avassaladora do republicano sobre a esquerdista Kamala Harris, do partido Democratas.

    “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu o petista.

    A mensagem de Lula, contudo, contradiz críticas que ele mesmo havia feito ao republicano, quando declarou apoio à Kama Harris. O petista chegou à insinuar que a vitória de Trump seria a “volta do nazismo” com “outra cara”.

    “Acho que Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia dos Estados Unidos. Muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia. E esse modelo ruiu”, disse ele em entrevista à TV francesa, TF1.

    “Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, vários países do mundo. É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para Kamala ganhar as eleições”, completou o petista.

    Nas redes sociais, algumas personalidades questionaram a mudança de tom do petista. O ex-procurador nacional da Lava Jato, Deltan Dallagnol, por exemplo, respondeu o post de Lula no “X”.

    “Por que você desejaria boa sorte e sucesso a alguém que, apenas cinco dias atrás, você chamou de nazista e fascista? Como sempre, a realidade se impõe, as máscaras caem e as narrativas são só isso, narrativas”, criticou Deltan.

    Leia também:

    AGORA: apurações indicam vitória de Donald Trump para a presidência dos EUA

    As apurações dos votos para a presidência dos Estados...

    Deputado desafia o STF e diz que não fará depoimento: “Não cumprirei ordens ilegais”

    O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) anunciou que não irá...

    Pacheco apoia reeleição de Lula e não descarta ser indicado para vaga no STF

    O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, concedeu uma...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close