Site icon Tribuna de Brasília – Notícias do DF e do Brasil a um clique

Bolsonaro dá invertida em Mourão após fala sobre a Ucrânia: “Falando o que não deve”

Bolsonaro dá invertida em Mourão após fala sobre a Ucrânia: "Falando o que não deve"

Foto: reprodução/montagem/Google

O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou na noite desta quinta-feira (24) sobre o conflito russo-ucraniano desencadeado na madrugada de hoje. Em sua live semanal, o chefe do Executivo criticou as declarações dadas mais cedo pelo vice-presidente Hamilton Mourão, afirmando que ele deu uma “peruada” ao falar do assunto para jornalistas.

“Deixar bem claro: o artigo 84 [da Constituição] diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente. E o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final”, disse Bolsonaro, demonstrando não ter gostado da fala do general.

Sem citar nomes, Bolsonaro completou: “Com todo respeito a essa pessoa [Mourão] que falou isso — e falou mesmo, eu vi as imagens — está falando algo que não deve. Não é de competência dela. É de competência nossa”, afirmou.

Mais cedo, Mourão criticou duramente o presidente Vladimir Putin, chegando a sugerir uma reação militar do Ocidente contra a investida da Rússia no território ucraniano. “O Brasil não está neutro”, disse o vice-presidente.

“O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, completou o general.

“Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo vai ser a Moldávia, depois serão os estados bálticos e assim sucessivamente, igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30”, concluiu o vice-presidente.

Bolsonaro, por sua vez, deixou claro que o Brasil é um país pacífico e que defenderá a paz, mas evitando fazer uma crítica direta ao presidente russo, aparentemente, dando a entender que deseja não prejudicar a parceria comercial com a Rússia estabelecida na semana passada.

O presidente também frisou que só irá se pronunciar claramente após ouvir o ministro da Defesa e o das Relações Exteriores. “Nós somos da paz, nós queremos a paz. Viajamos em paz para a Rússia. Fizemos um contato excepcional com o presidente Putin. Acertamos a questão dos fertilizantes para o Brasil”, disse ele.

“Tudo que estiver ao nosso alcance faremos pela paz. Então, quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro. E quem dúvida disso pode procurar o artigo 84. Mais ninguém fala. Quem está falando está dando peruada naquilo que não lhe compete”, declarou Bolsonaro.

Exit mobile version