O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de três dias no Brasil, em decorrência da morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o atleta mais importante do século XX. O jogador de futebol faleceu após sofrer falência múltipla de órgãos devido a um câncer de cólon.
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol”, diz o decreto.
Por meio das redes sociais, Bolsonaro também lamentou a partida do Rei do Futebol. “Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia”, escreveu o presidente.
Pelé começou a carreira em 1956 e jogou até 1977. Fez 1.283 gols da carreira e acumulou cinco títulos mundiais -dois pelo Santos e três pela seleção brasileira, precisamente as copas de 1958, 1962 e 1970, tendo sido eleito o “Atleta do Século” em 1980 pelo jornal francês L’Équipe.