Ainda faltam mais de dois anos para as eleições presidenciais, mas já há vários nomes que despontam como potenciais candidatos para a corrida ao Palácio do Planalto. Um deles é o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que, ao lado dos colegas Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais), é frequentemente citado como uma alternativa de centro-direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá tentar a reeleição.
Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira, 12, mostra que, ao menos em seu estado, ele tem grande potencial. De acordo com a sondagem, realizada exclusivamente com eleitores paranaenses, em um dos cenários, Ratinho Jr. teria 46,2% das intenções de voto em um primeiro turno contra Lula, que ficaria com 22,3% do eleitorado.
Na sequência, aparece o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 6,6%. Depois, vêm os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 3,8%, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 2,9%, e do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 1% — os três tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os entrevistados, 11,3% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 5,9% não souberam ou não responderam.
Duelo com Bolsonaro
O panorama muda bastante, porém, se incluída uma candidatura de Jair Bolsonaro na simulação — ele está inelegível segundo a Justiça Eleitoral. Neste caso, o ex-presidente ficaria com 42% dos votos no primeiro turno, enquanto Lula e Ratinho ficariam em empate técnico na vice-liderança, com, respectivamente, 21,5% e 18,8% da preferência do eleitorado.
Depois, aparecem Ciro Gomes (4,5%), Eduardo Leite (2,1%), Ronaldo Caiado (1,1%) e Helder Barbalho (0,7%). Entre os entrevistados nesse cenário, 5,2% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4% não souberam ou não responderam.
Lula em baixa no Paraná
A pesquisa publicada hoje indica que Ratinho, atualmente no sexto ano consecutivo de mandato, desfruta de uma considerável maioria na aprovação em seu estado. Três em cada quatro eleitores paranaenses (76,8%) têm avaliação positiva de sua gestão, enquanto 19,8% desaprovam o Executivo estadual.
A mesma popularidade não pode ser celebrada por Lula, que amarga uma alta desaprovação à sua presidência no Paraná. De acordo com o levantamento, o governo federal é aprovado por 35,5% dos entrevistados e rejeitado por 60,9% dos paranaenses.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.508 eleitores em 64 municípios paranaenses entre os dias 1º e 4 de agosto. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Fonte: Veja