O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma publicação em tom de ironia na manhã da quarta-feira (23), dando “bom dia” aos seus milhões de seguidores. Nela, consta um vídeo do Papa Francisco cumprimentando fiéis que estavam aglomerados para lhe ver. Com um detalhe: o pontífice não estava utilizando máscara de proteção.
Apesar da situação pandêmica na Itália atualmente estar melhor do que a do Brasil, incluindo o estado do Vaticano, não é a primeira vez que o Papa aparece sem o uso de máscara. Em outubro do ano passado, quando o país registrava 35.000 novos casos diários de coronavírus, Francisco também apareceu sem o equipamento de proteção em uma audiência, inclusive beijando a mão de fiéis, segundo a Veja.
Mesmo alertado por oficiais do Vaticano, “em eventos seguintes, porém, Francisco voltou a aparecer sem máscara e até hoje é comum que o religioso compareça às audiências semanais com o rosto descoberto. Em um encontro com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez em outubro, os dois foram fotografados sem a proteção”, diz a revista.
Ao publicar o vídeo atual, portanto, o presidente brasileiro parece ter quisto demonstrar que ele não é a única autoridade a ter essa atitude, sendo a questão da imunização algo indiferente, visto que o que mais pesa nessa questão envolvendo figuras públicas é o exemplo. Assista: