O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro esteve acompanhado da sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, na cerimônia de posse presidencial do novo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, realizada no último domingo, dia dez.
Bolsonaro havia desembarcado na Argentina já na quinta-feira, 7, pela noite, para comparecer à posse de Milei no domingo, 10. Diferentemente do que alguns veículos da imprensa chegaram a noticiar inicialmente, o ex-presidente se encontrou com o argentino eleito, antes mesmo da cerimônia oficial.
“Foi uma conversa de amigos. Falamos de economia. Todo mundo sabe que sua escola é austríaca, que tem de tomar medidas rápidas. Temos uma hiperinflação próxima”, disse Bolsonaro a jornalistas, ao deixar o hotel onde a reunião foi feita.
Já durante a cerimônia oficial de posse, Bolsonaro recebeu tratamento como chefe de Estado. Oficialmente, o governo brasileiro enviou Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, para ser representado, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis comparecer, apesar de ter sido formalmente convidado.
Durante a campanha eleitoral, Milei chamou Lula de “corrupto” e “comunista”, alegando que não deseja manter diálogo com ele e outros de viés esquerdista. No mundo diplomático, porém, as necessidades comerciais falam mais alto do que as diferenças político-ideológicas, sendo bem provável que o novo presidente argentino mude o tom no decorrer do tempo.