A Câmara dos Deputados criará um grupo de trabalho para discutir uma nova proposta para o Projeto de Lei que ficou conhecido como “PL das Fake News”, medida que voltou a ser debatida e apoiada por governistas após declarações feitas pelo bilionário Ellon Musk contra o ministro Alexandre de Moraes.
A ideia da criação de um novo grupo de trabalho para debater o tema foi sugerida pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), em reunião com líderes partidários na tarde desta terça-feira (9).
Isso porque, para Lira, o PL atual, de relatoria do deputado Orlando Silva, do Partido Comunista do Brasil do Rio de Janeiro, foi alvo de muita polarização e acusações de restrição à liberdade de expressão.
“Quando um texto ganha uma narrativa como essa, ele simplesmente não ganha apoio. Não há uma questão de governo ou de oposição, é uma questão de posição individual de cada parlamentar”, disse ele, segundo a Folha de S. Paulo.
“Perdermos tempo com uma discussão que não vai a frente será muito pior do que reunirmos, fazermos como sempre fizemos, com muita tranquilidade e transparência, grupos de trabalho para assuntos delicados na Casa que sempre tiveram êxito. E esse será um que eu espero também que tenha”, completou Lira.
Ainda de acordo com a Folha, a iniciativa atual pode ser considerada o fim do PL atual porque implicará no recomeço de toda a discussão, visando a criação de uma nova proposta.
Na prática, isso constitui uma derrota para o governo Lula, que vinha depositando a expectativa de que a repercussão das polêmicas envolvendo Ellon Musk e Moraes desse força para a aprovação do texto atual. Assista a declaração de Lira, abaixo: