Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro entraram em contagem regressiva para a manifestação prevista para o próximo dia 7 de setembro, quando prometem “parar o Brasil” se for preciso para reivindicar pautas como a implementação do voto impresso e o impeachment de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo um levantamento feito pelo portal Metrópoles, várias caravanas de pelo menos 10 estados do Brasil já estariam confirmadas para ir a Brasília, onde o ato será concentrado na Esplanada dos Ministérios, local que já serviu como palco de grandes protestos, como os que precederam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
A rede hoteleira da capital federal, no centro, também está operando com quase 100% da capacidade até o dia 6 de setembro, véspera do feriado, e 80% no dia 7. A manifestação já impacta positivamente, portanto, o setor de comércio e serviço local.
As caravanas sairão de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Rio Grande do Sul. Ainda segundo o portal, todas já estariam com a viagem confirmada para Brasília através de ônibus fretado.
No mesmo dia da manifestação na Esplanada também ocorrerá uma manifestação na Avenida Paulista, outro palco de manifestações políticas do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro já anunciou que deverá discursar nas duas manifestações, primeiro na capital, pela manhã, e depois em São Paulo.