O mês mais aguardado do ano para lojistas e também consumidores é o de novembro, já que é nele que se realiza a Black Friday, um evento de promoções que teve início nos Estados Unidos, mas hoje virou tradição no mundo inteiro. Entre os produtos mais procurados no Brasil esse ano, estão as roupas e os celulares.
A promessa dos lojistas é de baixar os preços, oferecendo grandes descontos da Black Friday, mas é preciso tomar cuidado, porque nesse período muitos também se aproveitam para iludir a população, a fim de levar alguns vantagens. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para o consumidor.
A primeira dica para comprar com segurança na Black Friday é a mais importante: verifique a credibilidade do site. Ou seja, evite comprar naquelas plataformas estranhas que ninguém conhece, nunca viu, não há registro de avaliações e não apresenta dados da sua existência, como CNPJ, meios de contato que funcionem e/ou endereço.
Na dúvida, o Procon oferece uma lista com 500 sites considerados confiáveis que você pode conferir aqui. A segunda dica é quanto às promoções da Black Friday. Sempre desconfie de descontos que parecem muito exagerados. Esse recurso geralmente é usado por golpistas para atrair a atenção do consumidor. Se não bate com a primeira dica e com os valores praticados em outros anunciantes, abra o olho!
Outra dica para a Black Friday é evitar compras por meio do PIX ou débito automático. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, esses métodos “além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, [você] não conseguirá reaver o valor pago”.
Promoções da Black Friday
Por último, a dica é: procure verificar se o desconto oferecido no produto é real e não só um artifício de marketing para atrair a sua atenção. Infelizmente alguns lojistas simulam promoções aumentando o preço do item, dando o “corte” de preço apenas na diferença do que eles já aumentaram. Ou seja, é seis por meia-dúzia.
Para evitar cair em falsas promoções na Black Friday, compare o preço das ofertas com outros anunciantes. Você também pode buscar anúncios do mesmo produto em meses anteriores. Uma dica é digitar no Google o nome do item, tipo “celular oferta em janeiro”. Os resultados vão lhe dar uma noção dos preços praticados anteriormente.