Mais

    Com financiamento público, documentário brasileiro vai retratar santa como ‘trans’

    Financiado com dinheiro público do Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo de São Paulo, o curta-metragem São Marino vai discutir identidade de gênero com base na vida de Santa Marina, uma jovem que viveu na região da Síria ou do Líbano no século 6 e a quem são atribuídos milagres. No século 13, ela foi canonizada pela Igreja Católica.

    Dirigido pela trans Leide Jacob, o filme, em formato de documentário, terá narração e participação do padre Julio Lancelotti, conhecido por sua atuação com moradores de rua em São Paulo.

    No trailer, o curta-metragem é definido como uma “obra resgatando o trans masculino”. “As nossas identidades foram apagadas durante todos os séculos”, continua o trailer.

    De acordo com a Arquidiocese de São Paulo e o Vaticano, após o falecimento da mãe de Santa Marina, o pai dela, Eugênio, tomado pela tristeza, resolveu viver em um mosteiro. Para não deixar a filha de 14 anos para trás, ele levou a garota consigo e a apresentou como um menino. Depois do falecimento do pai, Marina — sempre se apresentando como um rapaz — continuou no mosteiro com frei Marino.

    Em uma missão externa, acabou sendo acusada de estuprar e engravidar uma moça. Ela preferiu não revelar a verdade, mesmo castigada e expulsa do mosteiro. Foi obrigada a cuidar do bebê.

    Durante três anos, viveu na miséria, dependendo de esmolas para alimentar a si e a criança, de quem cuidava com carinho. Diante da resignação, foi admitida novamente no convento e continuou cuidando do filho. Aos 25 anos, Marina morreu, provavelmente por causa do desgaste dos anos anteriores vivendo na rua.

    Somente ao ser preparada para o enterro, os monges descobriram que se tratava de uma mulher e que, portanto, era falsa a acusação que lhe foi imposta e que a santa jamais desmentiu. No trailer, Lancelotti diz que “Marino foi canonizado como Santa Marina”. Com: Revista Oeste

    Leia também:

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close